Rádio JOVEM PAN

99.1. Jovem Pan Belo Horizonte

Ouvir

Por que comemoramos o Dia Mundial do Rock em 13 de julho?

por Jovem Pan, . - Atualizado em

A data só é celebrada no Brasil, apesar de levar

A data só é celebrada no Brasil, apesar de levar "Mundial" em seu nome

Fonte: Reprodução/Montagem

Você já deve ter se perguntado algumas vez o motivo do Dia Mundial do Rock ser comemorado em 13 de julho, não é mesmo? Será por conta de uma data cabalística? O lançamento de algum álbum que marcou o início do movimento? O nascimento de Elvis Presley? Nada disso, meu caro.

A primeira coisa que você precisa entender é que, mesmo sendo tratado como “Mundial”, a data é comemorada apenas no Brasil. O Dia Mundial do Rock começou a existir por conta do festival “Live Aid”, que aconteceu simultaneamente nos Estados Unidos e na Inglaterra, no dia 13 de julho de 1985.

Naquele dia, Phil Collins, então líder da banda Genesis, declarou que aquele seria conhecido como “Dia do Rock”. Nenhum país levou a data como o dia para celebrar a existência do gênero, apenas as rádios brasileiras compraram a ideia e desde então começaram a considerar 13 de julho como o “Dia Mundial do Rock”.

O Live Aid teve uma grande importância para o rock, já que reuniu grandes bandas por uma causa nobre: ajudar a população da Etiópia, que passava por uma grande crise humanitária e precisava de dinheiro para combater a fome da população.

Naquele dia 13, bandas como Led Zeppellin, Queen, U2, Paul McCartney, Bob Dylan, The Who, Madonna, Duran Duran e outros grandes nomes usaram o seu prestígio para ajudar os necessitados do país africano.

A partir de 1987, os brasileiros começaram a comemorar a data e até mesmo hoje, com o gênero já sem tanta visibilidade como tivera no passado, fãs relembram os grandes sucessos e artistas que popularizaram o rock em todo o mundo.

Tags da Pan

Comentários