Rádio JOVEM PAN

99.1. Jovem Pan Belo Horizonte

Ouvir

Pop / Rock Internacional

Maroon 5

Biografia

Biografia

Os integrantes Adam Levine, Jesse Carmichael e Mickey Madden, se conheceram quando cursavam a sétima série do curso primário, em 1992.

Um ano depois, os três começaram a tocar juntos e formaram duas bandas, "Edible Nuns" e "Mostly Men", cada uma possuía bateristas diferentes. Mais tarde, em 1994, Jesse se aproximou de Ryan Dusick e o convidou para tocar, junto com os outros integrantes, o cover "The Bones", do Alice In Chains. A química rolou e logo começaram a tocar diversas outras músicas juntos.

Em 1995, durante o aniversário de uma amiga chamada Kara, o pessoal resolveu que iriam até a casa da garota para entregar as flores que haviam comprado de presente. Junto com as flores, Jesse escreveu um bilhete que falava o quanto achava a garota bonita. Daí surgiu o nome da nova banda, que foi montada um dia após o fato: Kara's Flowers (Flores de Kara). A primeira música gravada se chamou "We Like Digging In Our Friend's Attic", que vendeu 500 cópias.

No mesmo ano, os garotos do Kara's Flowers gravaram mais três demos, gravados no ?Room 222 Studio?, em Hollywood. O Kara's Flowers era formado por Adam Levine (vocal e guitarra), Jesse Carmichael (teclado), Mickey Madden (baixo) e Ryan Dusick (bateria) e seguia um estilo pop rock e soul music. Eles chegaram a lançar um álbum, o "The Fourth World", mas a banda não emplacou e resolveram desistir em 1999. Alguns meses depois, Adam e Jesse foram para Nova York e se depararam com o hip hop e R&B da cidade.

No retorno a Los Angeles, conversaram com os amigos e decidiram tentar novamente, com um som reformulado. Para isso, chamaram o guitarrista James Valentine e formaram a banda entitulada Maroon 5. Em uma apresentação na Califórnia, os produtores da "Octone Records" viram o potencial do quinteto. A gravadora acabou fechando um contrato com a banda, o que viabilizou o primeiro disco do grupo, "Songs About Jane", lançado em junho de 2002. O disco, "Songs about Jane", fala sobre a ex-namorada de Adam Levine.

O disco agradou o público e o Maroon 5 iniciou uma série de turnês pelos EUA, abrindo shows para músicos como Sheryl Crow, John Mayer, Nikka Costa, Counting Crows e Phantom Planet. O primeiro single de destaque mundial da banda foi "Harder to Breath", que entrou nas paradas e foi seguida por "This Love".

As duas seguem um estilo de sucesso que mistura rock alternativo com blues e funk americano. A banda caiu no gosto do público e um ano e meio depois do lançamento já haviam conquistado, nos Estados Unidos, o Disco de Platina pela vendagem superior a um milhão de cópias do álbum "Songs About Jane".

Durante a 47ª cerimônia de entrega do Grammy Awards, ocorrida no dia 13 de fevereiro de 2005, o quinteto foi surpreendido ao ouvir seu nome sendo anunciado. O grupo de rock foi premiado na categoria Artista-Revelação, derrotando o rapper Kanye West, considerado favorito pelos especialistas. Os californianos do Maroon 5 conquistaram o título de revelação do ano no primeiro trabalho do grupo, o álbum "Songs About Jane".

Em janeiro de 2005 o quinteto já havia atingido a marca de 3 milhões de discos vendidos, só nos Estados Unidos. Apesar de ainda estarem colhendo os frutos de seu primeiro trabalho, os integrantes do Maroon 5 anunciaram do final de 2004, que estavam muito ansiosos para entrar em estúdio novamente.

O Maroon 5 já ganhou 26 Discos de Platina por vendas superiores a 10 milhões de cópias em todo mundo, com o álbum Songs About Jane. "It Won't Be Soon Before Long" foi consideredo um amadurecimento musical da banda. Lançado no dia 22 de Maio de 2007, o ábum já vendeu mais de 2 milhões de cópias só Estados Unidos. Segundo a própria banda, o novo álbum tem influências de ícones dos anos 80 como Prince, Michael Jackson e Talking Heads.

O primeiro single desse álbum foi "Makes Me Wonder", que ficou 3 semanas no topo da parada da Billboard, o Hot 100. O segundo foi "Wake Up Call", que deu pico de #19 na billboard. Pouco depois veio "Won't Go Home Without You" que não fez tanto sucesso quanto seus antecessores, e também ficou por vários meses entre o top 50 da Billboard. Após uma "pausa", os californianos voltaram com o aclamado Hands All Over (2010). A sonoridade pop dançante não ficou de fora do álbum, mas eles resolveram incluir uma pegada mais rock. "Misery", "Give a Little More" e "Stutter" são os destaques.

Em 2012, o grupo lançou o álbum Overexposed, chegando ao top 10 de diversas paradas mundiais com o single "Payphone", em parceria com o rapper Wiz Khalifa.

Curiosidades

Curiosidades -

"Harder to Breathe", primeiro single da banda, é a única música do álbum "Songs About Jane" que não fala sobre Jane, ex-namorada de Adam Levine;

Antes de se chamar Maroon 5, a banda se chamou "Edible Nuns" e "Mostly Men" e "Kara's Flowers";

Em fevereiro de 2005 receberam o primeiro Grammy de sua carreira na categoria "Artista Revelação".

Discografia

Discografia

Songs About Jane (2002)

1.22.03 Acoustic (2003)

Live - Friday the 13th (2005) / CD e DVD

It Won't Be Soon Before Long (2007)

Live from SoHo (2008)

Hands All Over (2010)

Overexposed (2012)

Maroon 5

Maroon 5

Fonte: None

Maroon 5

Maroon 5

Fonte: Divulgação

Maroon 5

Maroon 5

Fonte: Divulgação

Maroon 5

Maroon 5

Fonte: Divulgação

Maroon 5

Maroon 5
Maroon 5
Maroon 5
Maroon 5