Rádio JOVEM PAN

99.1. Jovem Pan Belo Horizonte

Ouvir

Pop / Rock Nacional

Detonautas

Biografia

Biografia

Em um período marcado pelas novidades da Internet, Tico, que morava em Copacabana (RJ), e Eduardo Simão, que administrava uma pousada em Ilhéus (Bahia), começavam a descobrir os chats. Os caras não se conheciam, mas frequentavam a mesma sala de bate-papo.

Até que um dia Tico apareceu na sala perguntando se alguém sabia tocar um instrumento musical, pois estava interessado em montar uma banda. Simão, que usava o apelido Tchello, logo respondeu que sabia arranhar as cordas de um violão graças às revistinhas de músicas cifradas e à ajuda de amigos músicos do Rio de Janeiro, onde passou sua infância.

Pedro Jr, também do Rio, contou que sabia tocar guitarra. Depois apareceu o Marcio, que morava no Rio e tocava bateria. Tchello estava pronto para embarcar para o Rio de Janeiro, pois iria visitar seus pais. Então os internautas decidiram marcar o primeiro encontro em um posto de gasolina na Barra da Tijuca. Apenas Tico e Marcio apareceram, já que Tchello e Pedro não puderam ir.

Mas logo conseguiram reunir a galera em Ipanema. Assim surgiu o Detonautas, uma banda cujo nome misturava detonadores com internautas. A banda sofreu algumas alterações em sua formação e os novos integrantes também foram escolhidos pela Internet, com exceção de Rodrigo, que já era amigo de Tchello. Renato entrou no Detonautas para tocar teclado, mas como o instrumento não combinou com o estilo da banda, ele encarou a guitarra a partir do segundo ensaio, apesar da pouca experiência.

Os caras abriram shows do Red Hot Chili Peppers aqui no Brasil, antes mesmo de se tornarem conhecidos no país. Mas não demorou para que fizessem sucesso com a música "Outro Lugar". Apesar das comparações com o Charlie Brown Jr, os caras garantem que têm estilo próprio apesar das influências e que ainda têm muito para mostrar.

No dia 04 de junho de 2006, Tico, Tchello, Renato, Fábio, Cléston e todos os fãs do Detonautas receberam uma notícia triste. O guitarrista Rodrigo Netto morreu após uma tentativa de assalto na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. Em 2008, a banda fez uma homenagem ao amigo no disco O Retorno de Saturno (2008). Eles fizeram a música "Verdades do Mundo" especialmente para Rodrigo.

Curiosidades

Curiosidades

- Em 2003, os Detonautas venceram o prêmio VMB de banda revelação;

- Naquele ano abriram três shows da banda australiana Silverchair;

- O nome Detonautas vem da junção das palavras detonadores e internautas.

Discografia

Discografia 

Detonautas Roque Clube (2002)
Roque Marciano (2004)
Psicodeliamorsexo&distorção (2006)
O Retorno de Saturno (2008)
Detonautas Acústico (2009)
Detonautas ao Vivo no Rock in Rio (2012)
A Saga Continua (álbum duplo) (2014)

Detonautas

Detonautas

Fonte: None

Detonautas

Detonautas

Fonte: Divulgação

Detonautas

Detonautas

Fonte: Divulgação

Detonautas

Detonautas

Fonte: Divulgação

Detonautas

Detonautas
Detonautas
Detonautas
Detonautas