Rádio JOVEM PAN

99.1. Jovem Pan Belo Horizonte

Ouvir

Pop / Rock Nacional

Cidade Negra

Biografia

Biografia

Fãs do famoso e consagrado ritmo jamaicano, o reggae. Foi na baixada fluminense que eles se uniram e foi lá que começaram a fazer reggae. Foi no tenso cotidiano da baixada que Da Gama (guitarra), Bino (baixo), Lazão (bateria) e Ras Bernardo (voz), buscaram inspiração para suas melodias. Mas foi só no ano de 1990 que conseguiram uma chance.

A Sony Music, na época ainda CBS, apostou nos rapazes e não perdeu. O primeiro disco lançado foi o "Lute Para Viver", com a produção de Nelson Meirelles os rapazes falaram sobre verdades da vida e sobre a cultura carioca e logo emplacaram seu primeiro hit, "Falar a Verdade". Dois anos depois e mais um disco.

O álbum "Negro" ainda não significou o estouro do grupo, mas marcou por suas criticas aos problemas sociais e a forte ligação com o reggae de raiz. O grupo ainda não tinha deslanchado, mas estava faltando pouco, na verdade estava faltando Toni Garrido. O ex-vocalista da Banda Bel entrou para o Cidade Negra em 1994, substituindo Ras Bernardo e logo colocou o seu toque às novas composições. O próximo álbum foi produzido por Liminha e todas essas mudanças resultaram num trabalho mais diversificado, sem se afastar do reggae, mas também se voltando um pouco para o pop e um ritmo bem dançante.

Resultado: o álbum "Sobre Todas as Forças" caiu nas graças do grande público. Logo de cara estouraram com o hit "Onde Você Mora", composta por Nando Reis e Marisa Monte, outros sucessos seguiram como "Pensamento", "Doutor", "Mucana", "Minha Irmã" e "Sombra da Maldade", um misto de músicas românticas e menos contestadoras, que foi o que deu o ingrediente que estava faltando para o grupo atingir o apogeu.

De lá pra cá foi um sucesso atrás do outro. O quarto disco "O Erê", emplacou logo o primeiro sucesso nas rádios, "Firmamento", mas depois ainda vieram "Realidade Virtual", "SOS Brasil", "Negro é Lindo" e "Free". E nessa brincadeira o disco vendeu mais de 750 mil cópias. A partir daí, virou uma marca para o Cidade Negra, nenhum disco do grupo teve menos do que quatro GRANDES sucessos.

Enquanto se preparavam para gravar o próximo álbum, Toni aproveitou para se dedicar a outras artes, como o cinema, e protagonizou o filme "Orfeu", de Cacá Diegues. Mas valeu a pena esperar! O quinto álbum do grupo, e terceiro produzido por Liminha, foi mais um grande sucesso, que rapidamente emplacou "Já Foi", "Sábado à Noite" e "A Estrada", que também ganhou um clipe misturando imagens reais com animação computadorizada.

Em 99 lançam outro álbum, que reuniu os 14 maiores hits do grupo. No final de 2000 uma ótima opção de presente de natal foi "Enquanto o Mundo Gira". Completando dez anos de carreira a banda conseguiu imprimir a sua marca no cenário musical do pais. Em 2002 voltam com o "Acústico MTV Cidade Negra", que se torna também o primeiro DVD do grupo. O repertório traz uma releitura musical de seus principais sucessos, além de contar com a regravação de música "Extra", com a participação especial de Gilberto Gil, e mais três faixas inéditas: "Girassol", "Berlim" e uma nova versão para "Johnny b. goode".

O disco "Perto de Deus" resgatou o reggae de raiz com a participação especial do jamaicano Anthony B e do rapper Happin' Hood. O resultado não podia ser outro, a primeira música de trabalho, "Perto de Deus", mais do que depressa estourou nas paradas de sucesso. Na sequência, vieram "Que Assim Seja", em 2010, e "Hei, Afro", no ano de 2012.

Curiosidades

Curiosidades

- Toni Garrido anunciou sua saída do grupo em 2008 e retornou em 2012, na gravação do álbum "Hei, Afro!";

- O CD Diversão - Ao Vivo homenageia grandes nomes da música brasileira, como Cazuza, Chico Buarque, Jorge Ben Jor e Legião Urbana; 

O grupo se inspirou em nomes como Bob Marley e Tim Maia.

Discografia

Discografia 

Lute para Viver (1990)
Negro no Poder (1992)
Sobre Todas as Forças (1994)
O Erê (1996)
Quanto Mais Curtido Melhor (1998)
Enquanto o Mundo Gira (2000)
Perto de Deus (2005)
Que Assim Seja (2010)
Hei, Afro! (2012)

Cidade Negra

Cidade Negra

Fonte: None

Cidade Negra

Cidade Negra

Fonte: Divulgação

Cidade Negra

Cidade Negra

Fonte: Divulgação

Cidade Negra

Cidade Negra

Fonte: Divulgação

Cidade Negra

Cidade Negra
Cidade Negra
Cidade Negra
Cidade Negra