Rádio JOVEM PAN

99.1. Jovem Pan Belo Horizonte

Ouvir

Hip-hop/ R&B

Black Eyed Peas

Biografia

Biografia

Em 1988, Will.i.am e Apl. De AP., que se conheceram na adolescência, fundaram em Los Angeles o grupo de dança break Tribal Nation. Após algum tempo de trabalho, a dupla resolveu investir também no canto.

Assim, fundaram o Atban Klann e assinaram o primeiro contrato de suas vidas com uma gravadora. Com a Ruthless Records gravaram um CD que nunca foi lançado. Já no início da década de 90, os amigos decidiram se juntar ao MC e dançarino Taboo. O trio fundou o Black Eyed Peas.

Em 1998, convidaram Kim Hill para assumir os vocais da banda e lançaram o álbum Behind The Front, que os tornou conhecidos no mundo do hip hop de Los Angeles. Com a mesma formação, lançaram, em 2000, Bridging The Gap.

O ano de 2003 marcou uma nova fase na carreira do Black Eyed Peas. Com a entrada da vocalista Fergie, que havia feito participações na turnê do grupo, a antiga cantora líder desistiu da carreira. Quando Elephunk foi lançado, a banda passou a conhecer o sucesso mundial. O primeiro single do disco, "Where is the Love", ganhou discos de ouro e platina. Além de contar com a participação de Justin Timberlake no álbum, os integrantes demonstraram certa simpatia pelo Brasil.

Na canção "Sexy", usaram trechos da bossa nova "Insensatez", de Tom Jobim. Mais tarde, visitaram o país com a turnê de Elephunk, que durou cerca de um ano e meio. Os intervalos das viagens foram reservados à gravação de Monkey Business. O disco foi lançado em 2005 e vendeu aproximadamente 9 milhões de cópias, rendendo à banda vários prêmios e mais discos de ouro ao redor do mundo. Sucessos como "Don?t Lie", "Pump It", "My Humps" e "Don?t Phunk With My Heart?" consagraram o nome do grupo.

Após enorme sucesso, eles ficaram quatro anos sem lançar um disco com músicas inéditas. O período de sumiço do Black Eyed Peas foi justificado pelo investimento em carreiras paralelas de seus integrantes. O maior destaque ficou com a vocalista Fergie, que lançou The Dutchess e emplacou no topo da Billboard seus hits "London Bridge", "Fergalicious", "Big Girls Don?t Cry" e "Glamorous". \

Will.i.am lançou Songs About Girls. Em 2009, os integrantes se reuniram para o lançamento de The E.N.D. (The Energy Never Dies), que emplacou "Boom Boom Pow" e "I Gotta Feelin". 

Em novembro de 2010, eles lançaram o álbum The Beginning. O primeiro single do álbum foi "The Time (Dirty Bit)". A canção liderou as paradas em diversos países. Em fevereiro de 2011, o grupo se apresentou no Super Bowl XLV. O segundo single do álbum foi "Just Can't Get Enough" e foi lançado em fevereiro de 2011. O terceiro single, "Don't Stop the Party", foi lançado em maio de 2011. O vídeo deste single foi filmado no Brasil, com cenas da The END World Tour no país e da vinda de Will.i.am ao carnaval do Rio de Janeiro em 2011.

Curiosidades

Curiosidades

- Em junho de 2006, a banda gravou com o músico brasileiro Sérgio Mendes um remix de Mas Que Nada, para o álbum solo de Sérgio, intitulado Timeless;

- Para a trilha sonora do filme Rio, Will.i.am gravou Hot Wings (I Wanna Party) com Jamie Foxx e Anne Hathaway;

- Em 2009, o grupo se tornou um dos 11 artistas a colocar singles em primeiro e segundo lugar, simultaneamente, na Billboard Hot 100.

Discografia

Discografia 

Behind the Front (1998)
Bridging the Gap (2000)
Elephunk (2003)
Monkey Business (2005)
The E.N.D. (2009)
The Beginning (2010)

Black Eyed Peas

Black Eyed Peas

Fonte: Divulgação

Black Eyed Peas

Black Eyed Peas

Fonte: Divulgação

Black Eyed Peas

Black Eyed Peas

Fonte: Divulgação

Black Eyed Peas

Black Eyed Peas

Fonte: Divulgação

Black Eyed Peas

Black Eyed Peas
Black Eyed Peas
Black Eyed Peas
Black Eyed Peas