Rádio JOVEM PAN

99.1. Jovem Pan Belo Horizonte

Ouvir

Dance / Música Eletrônica

Ace of Base

Biografia

Biografia

Durante sua adolescência, Ulf Gunnar Ekberg possuía um temperamento difícil e chegou a se envolver em gangues de Gotebörg, o que o levou às drogas. Porém, ao conhecer Jonas sua vida mudou completamente, tanto que Ulf passou a se dedicar a causas contra a violência.

Os irmãos Malin Sofia Katarina Berggren, Jenny Cecília Berggren e Jonas Petter Berggren cresceram num ambiente feliz e sempre foram incentivados a estudar música. Jenny e Linn aprenderam a tocar violino por um tempo e, anos mais tarde, entraram para a faculdade de Letras. Jonas Berggren e Ulf Ekberg se conheceram em Gotebörg, e tiveram a idéia de trabalhar juntos em um projeto musical.

Decidido a mudar sua vida, Ulf ingressou de vez na música. Começaram a brincar com sintetizadores, rhythm boxes e samplers, aplicando suas habilidades a estilos Techno e para compor os vocais, chamaram as irmãs Jenny e Malin. O primeiro nome escolhido para o grupo foi Tech Noir e nessa época, eles faziam um som basicamente Techno, porém logo começaram a experimentar as batidas Reggae, inspirados pelas bandas de Rap e Reggae do local e adotaram um novo nome: Ace of Base.

Após ter a fita demo do Ace of Base presa no toca-fitas de seu carro, o produtor sueco Denniz Pop ficou realmente interessado no grupo e produziu o primeiro sucesso internacional dos caras: "All That She Wants". O primeiro disco do Ace of Base foi lançado em 1993 com o nome "Happy Nation" e vendeu mais de 23 milhões de cópias no mundo todo. O single de estréia, "Wheel Of Fortune", foi lançado na Dinamarca duas vezes, sem conseguir sucesso.

Porém, a Mega Records estava determinada a emplacar o hit e decidiu lançar a música pela terceira vez. E deu certo! O single começou a subir nas paradas e atingiu a segunda posição. Mais tarde foi ultrapassado pelo segundo single do Ace of Base, "All That She Wants". Em oposição a outras gravadoras, que rejeitaram o material do grupo, achando ser "pop" demais, a Metronome Musik, uma companhia da PolyGram, resolveu reconsiderar e assinou um contrato para lançamento do Ace of Base na Europa e no Oriente Médio, com uma opção para os Estados Unidos.

O single "All That She Wants" foi ocupando a primeira posição em quase todas as paradas da Europa. Enquanto isso, nos Estados Unidos as coisas não estavam indo tão bem. Mas o empresário e agora presidente da Arista Records Clive Davis ficou interessado no Ace of Base. Depois de complicadas negociações, o grupo assinou com a Arista para as Américas e para o Japão. Então lançaram o disco "The Sign", uma versão de "Happy Nation" para a terra do Tio Sam. Com o sucesso, eles se tornaram os suecos melhores colocados nas paradas musicais nos Estados Unidos e os únicos artistas escandinavos a alcançarem a primeira posição com um álbum neste país.

Curiosidades

Curiosidades

- Muitas vezes são comparados ao ABBA, outra banda do mesmo país;

- A banda primeiramente teve sucesso na Dinamarca, depois na Alemanha, no resto da Europa, Ásia, e América;

- Seu primeiro álbum obteve seis WMA, três Billboard Awards, três America Music Awards, vários Grammy Awards da Europa e duas nomeações ao Grammy;

- O álbum chamado Happy Nation vendeu 23 milhões de cópias.

Discografia

Discografia 

Ce Soir
Happy Nation (1992)
The Sign ("Happy Nation" U.S. version) (1993)
The Bridge (1995)
Flowers/Cruel Summer (1998)
Da Capo (2002)
The Golden Ratio (2010)

Ace of Base

Ace of Base

Fonte: Divulgação

Ace of Base

Ace of Base

Fonte: Divulgação

Ace of Base

Ace of Base

Fonte: Divulgação

Ace of Base

Ace of Base

Fonte: Divulgação

Ace of Base

Ace of Base
Ace of Base
Ace of Base
Ace of Base