Rádio JOVEM PAN

99.1. Jovem Pan Belo Horizonte

Ouvir

Pop / Rock Nacional

Armandinho

Biografia

Biografia

Armando Antônio Silveira, nascido em Porto Alegre, em 22 de Janeiro de 1970 e mais conhecido pelo seu nome artístico Armandinho, é um cantor e compositor brasileiro. Faz sucesso com canções "praieiras", nas linhas reggae e pop.

Armandinho teve muita influência musical dos pais, quando criança. O pai tocava MPB no violão e cantava, a mãe comprava um disco por mês, desde Vinícius de Moraes até Rita Lee, e sempre o incentivou. "Foi minha mãe quem me colocou na aula de violão, aos 8 anos. Devo muito a ela por ter me proporcionado coisas úteis, não coisas fúteis", revelou.

Como não conviveu muito com o pai, seu padrasto também mostrava alguns artistas. Gaúcho tradicional, sempre ouvia música regional, além dos argentinos Mercedes Sosa e Ariel Ramires. "Aprendi desde cedo a conviver com vários tipos de som. É claro que o meu gosto pessoal entrou na história, mas acho que essas influências continuam presentes, de alguma maneira", conta Antonio Armando.

Em 1985, veio a primeira banda, ainda nos tempos de estudante, com colegas de colégio. A primeira música de Armandinho a fazer sucesso nas rádios (anos depois), foi escrita ainda nessa época. "Sexo na Caranga" foi composta pelo artista quando tinha apenas 12 anos. "Nem sonhava em ter uma caranga, muito menos sabia o que era sexo, mas já imaginava como seria", brinca Armandinho.

O caminho da fama começou a ser trilhado em Florianópolis, nos bares da noite catarinense. "MPB e reggae brasileiro, sempre foi esse o meu lance. Na noite, acho que toquei quase todas as canções do Djavan! A gente pegava canções da MPB e fazia novos arranjos na levada reggae e a coisa foi dando certo. Acabamos inventando uma batida de viola que virou febre nos bares de Porto Alegre".

Muito conhecido no circuito de bares, Armandinho decidiu investir na carreira e levou uma fita cassete com dez faixas gravadas por ele à rádio Atlântida. "O Gerson Pont escolheu a música "Folha de Bananeira", que eu compus moleque, e botou pra tocar. Bombou na hora", lembra Armandinho. "Depois, foi a vez de ´Rosa Norte´, bombou de novo".

O cantor afirma que o que faz é para divertir e se divertir, e o foco está sempre no público. "O meu trabalho é diversão. Quero que as pessoas fiquem felizes ao ouvir as minhas músicas. Há quem me questione por não fazer um tipo de reggae politicamente engajado, mas o meu lance não é esse. Pra mim, o reggae é um ritmo musical, acima de qualquer coisa. As minhas letras falam da minha vida, das coisas que vivo. Fui músico da noite e acho que a função da gente é divertir as pessoas que estão ali pra isso."

Curiosidades

Curiosidades

- Armandinho também é surfista. Por isso, mora no litoral;

- Na adolescêndia, saía depois do almoço para pegar onda em Tramandaí e só voltava pra casa às seis;

- Sua mãe comprava um disco por mês, de Vinícius de Moraes a Rita Lee, e foi sua grande incentivadora;

- Em 2002, lançou seu primeiro álbum solo de reggae, intitulado Armandinho.

Discografia

Discografia 

2002 Armandinho
2004 Casinha
2007 Semente
2009 Armandinho - Vol. 5
2013 Sol Loiro

Armandinho

Armandinho

Fonte: Divulgação

Armandinho

Armandinho

Fonte: None

Armandinho

Armandinho

Fonte: Divulgação

Armandinho

Armandinho

Fonte: Divulgação

Armandinho

Armandinho
Armandinho
Armandinho
Armandinho