Rádio JOVEM PAN

99.1. Jovem Pan Belo Horizonte

Ouvir

Pop / Rock Internacional

Amy Winehouse

Biografia

Biografia

Cantora, compositora de soul, jazz e R&B, Amy Winehouse foi dona de "Rehab" - um dos mais aclamados hits do Reino Unido na década de 2000. Amy Jade Winehouse nasceu no dia 14 de setembro de 1983, em Londres, na área suburbana de Southgate, e morreu aos 27 anos no dia 23 de julho de 2011.

De família judaíca com tradição ligada ao jazz, graças a isso ela logo descobriu a paixão pela música, aos dez anos, quando fundou sua primeira banda e desde então, não perdeu tempo e resolveu aprimorar seu indiscutível talento.

Aos 13 anos, a jovem ganhou a sua primeira guitarra elétrica e por volta dos 16 anos já cantava profissionalmente ao lado de um amigo (depois namorado), o cantor de soul Tyler James. A britânica passou a infância e parte de sua adolescência presenciando os abusos de seu pai perante sua mãe e na canção "What It Is About Men" a cantora pode desabafar e se refere a o que sua mãe teve de passar e ao comportamento de "homem de família" do próprio pai.

Seu álbum de estreia, "Frank", lançando em 2003, foi indicado para o Mercury Music Prize. Em 14 de fevereiro de 2007 ela ganhou um Brit Award por Melhor Artista Feminina Britânica entregue pela Baby Spice, Emma Bunton.

Já o seu segundo álbum, "Back to Black" (2006), recebeu 6 indicações para o Grammy 2008, incluindo os quatro principais (Revelação do Ano, Álbum do Ano, Gravação do Ano e Música do Ano) e ganhou 5. Back to Black também teve grande sucesso comercial, sendo o disco mais vendido de 2007(mais de 5 milhões em 2007), e com mais de 10 milhões de cópias vendidas no mundo inteiro até hoje.

O segundo álbum da talentosa britânica entrou na lista de dez álbuns mais vendidos do milênio, ocupando a décima posição, com 2,46 milhões de cópias vendidas. O álbum entrou para o top 10 após desbancar "Come Away With Me", da Norah Jones. O campeão de vendas foi o "Back To Bedlam", de James Blunt, com 3,12 milhões de cópias.

Durante o EMA 2007, Amy recebeu um prêmio surpresa: foi feita uma votação entre os artistas de mais destaque nesse ano para saber qual o artista que merecia ganhar, e Amy foi a mais votada. Artistas como Rihanna, Chris Brown e Fergie disseram que ela merece uma vez que é original, tem uma voz incrível e um ritmo único. O único problema é que a fama e o sucesso atingidos com seu álbum de estréia "Frank" e em seguida com "Back to Black", acabaram perturbando a jovem quando tinha apenas 27 anos.

Amy Winehouse foi encontrada morta dia 23 de julho, em seu flat na cidade de Londres, na Inglaterra. A informação foi confirmada pela polícia local às 13h30 (horário de Brasília). 

Curiosidades

Curiosidades

- O álbum "Back to Black" tem um total de mais de 1000 semanas em todas as paradas mundiais de álbuns;

- A música "Rehab" foi usada na trilha sonora internacional da novela "Sete Pecados";

- Seu primeiro prêmio póstumo foi um Grammy Award conquistado na 54.ª cerimônia da premiação, com o single "Body & Soul", que a cantora gravou com Tony Bennett;

- Em março de 2011, Amy Winehouse doou mais de vinte mil libras esterlinas em roupas para uma loja de caridade local em Londres.

Discografia

Discografia 

Frank (2003)

Back to Black (2006)

Amy Winehouse

Amy Winehouse

Fonte: Divulgação

Amy Winehouse

Amy Winehouse

Fonte: Divulgação

Amy Winehouse

Amy Winehouse

Fonte: Divulgação

Amy Winehouse

Amy Winehouse

Fonte: Divulgação

Amy Winehouse

Amy Winehouse
Amy Winehouse
Amy Winehouse
Amy Winehouse