Rádio JOVEM PAN

99.1. Jovem Pan Belo Horizonte

Ouvir

Hip-hop/ R&B

50 Cent

Biografia

Biografia

Curtis Jackson, o 50 Cent, nasceu em 1977, em Nova York, no bairro do Queens. Ele viveu na pele a realidade das ruas, bem familiarizado com a violência, já que habitava uma área onde o tráfico de drogas era intenso. Ele perdeu pessoas próximas bem cedo.

O rapper foi criado pela mãe, sem a ajuda do pai. Ela foi encontrada morta ainda quando Curtis era criança, vivendo o resto de sua infância e adolescencia com seus avós. Ele começou a escrever suas letras de rap bem cedo, mas só levou o trabalho a sério após o nascimento do seu filho.

Assinando contrato com a JMJ e aprendendo a contar barras e estruturas as músicas, 50 Cent começou a se destacar em sua arte. Em 1999 ele assinou contrato com a Columbia Records, quando foi para o estúdio e gravou 36 músicas em 2 semanas e meia. Em abril de 2000, 50 levou 9 tirou, um deles no rosto, na frente da casa de sua avó, no Queens. Ele ficou em recuperação nos próximos meses e a Columbia o tirou do Selo.

Após isso, o rapper começou a fazer várias músicas com seu novo sócio e amigo, Sha Money XL. Em 2001 foi lançado o material independente "Guess Who's Back?". Depois disso, o rapper decidiu começar a fazer shows privados ao invés de apenas escrever as letras, lançando o "50 Cent Is the Future". Então, aconteceu o imprevisto: Eminem ouviu e gostou das produções de 50 Cent, começando a dizer para a mídia que "50 Cent era seu rapper preferido".

Depois disso, ele começou a fazer suas produções e finalmente lançou seu álbum "Get Rich or Die Trying" em 2003. Dois anos depois, o rapper criou também um jogo de computador para Playstation e Xbox, com o nome de "Bulletproof", que inclui vários temas inéditos do MC, o artista chegou a admitir a hipótese de abandonar o rap para trabalhar nos bastidores da música e até gravou músicas com artistas como Jennifer Lopez.

Além disso, o rapper começou a construir sua carreira no cinema. Seu primeiro filme, "Get Rich or Die Tryin' (Fique Rico ou Morra Tentando)" (2005), usa de algumas das experiências reais pelas quais passou o cantor. Outros filmes em que ele atua são "Live Bet",que conta a história de clubes clandestinos em Manhattan que também realizam apostas em corridas de carros ilegais, "Home of the Brave", em que atua ao lado de Samuel. L. Jackson, Jessica Biel e Christina Ricci, "The Dance", com a participação de Nicolas Cage e "New Orleans", em que ele contracena com Robert de Niro.

Mesmo vivendo em meio a tantos rappers reais e consagrados, 50 Cent escreve músicas com uma letra vazia, considerado assim por muitos críticos do ramo, pois fala sobre prostitutas, dinheiro, carro e drogas. Em sua músicas, ele fala sobre esses assuntos como se fossem primordiais na vida de um rapper, quando na verdade, o principal na vida de um rapper é mostrar a realidade sem censura e fazer uma revolução pacífica por meio da música, sem fazer apologia a esses assuntos muitas vezes abordados em suas músicas.

Apesar de ter fãs por todo o mundo, há quem critique o gangster pelo seu passado. Em maio de 2008, o rapper foi assaltado em pleno palco, durante uma apresentação , em Luanda, Angola, que teve de ser interrompida abruptamente. No meio do show, um espectador apareceu e arrancou o colar de seu pescoço. Curtis ainda tentou agarrar o ladrão, perseguindo-o pelo meio do público, mas não conseguiu e acabou abandonando o palco.

Os outros membros do grupo G-Unit* fizeram o mesmo, e a apresentação foi encerrada. Sete mil pessoas estavam presentes ao evento, intitulado Festival Internacional da Paz.

Curiosidades

Curiosidades

- O rapper iniciou no tráfico de drogas com onze anos, durante a epidemia do crack da década de 1980;

- 50 Cent envolveu-se em várias brigas e discussões com outros rappers, incluindo Ja Rule, Fat Joe, Jadakiss, Cam'ron, Rick Ross e os ex-membros do G-Unit The Game e Young Buck.;

- Em 2009, 50 Cent foi escolhido como o sexto melhor artista da década e o sexto mais bem-sucedido entre 2000-2009 pela revista Billboard;

- Em 2007, a Forbes reconheceu a riqueza de 50 Cent, colocando-o como o segundo rapper mais rico do mundo, atrás somente de Jay-Z.

Discografia

Discografia 

Guess Who's Back (2002)
Get Rich or Die Tryin' (2003)
The Massacre (2005)
Curtis (2007)
Before I Self Destruct (2009)
Animal Ambition (2014)
Street King Immortal (2014)

50 Cent

50 Cent

Fonte: Divulgação

50 Cent

50 Cent

Fonte: Divulgação

50 Cent

50 Cent

Fonte: Divulgação

50 Cent

50 Cent

Fonte: Divulgação

50 Cent

50 Cent
50 Cent
50 Cent
50 Cent